Submissões

O I ENEGI abre submissões de artigos que ofereçam um melhor entendimento sobre a àrea de Gestão da Informação, bem como sua relação com a Ciência e a Tecnologia da Informação. Os artigos serão aceitos apenas após avaliação da Comissão Julgadora quanto a critérios especificados mais adiante.

Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Julgadora deverão ser apresentados em forma de comunicação oral durante o 2º dia de evento, em horário e local a ser definido pela Comissão Organizadora.

Os interessados em submeter trabalhos ao I ENEGI, precisam observar as seguintes datas:

25 jan 2010

Início do recebimento das submissões ao evento, conforme estabelecido na chamada de trabalhos

21 mar 2010

Encerramento do prazo de submissão dos trabalhos

31 mar 2010

Divulgação dos trabalhos submetidos e aprovados para apresentação oral no evento

03 abr 2010

Encerramento às 8h do prazo de envio dos trabalhos aprovados com restrições alterados

07 abr 2010

Divulgação da listagem final de artigos aprovados para apresentação

09 abr 2010

Último dia para os participantes interessados em apresentar trabalhos no evento efetuarem inscrição, enviando a comprovação do depósito para o e-mail especificado na página Inscrições com pagamento da taxa referente a sua categoria. Caso não seja confirmada a inscrição de ao menos um dos autores do artigo até esta data, o trabalho será desclassificado. Todos os trabalhos precisam ter a confirmação de apresentação, através da inscrição de, para ser incluído na programação oficial

13 abr 2010

Apresentação oral dos trabalhos em local e horário a ser confirmado na programação do evento, recebimento de certificados de apresentação e premiação dos melhores artigos escritos e das melhores apresentações orais

Serão aceitos trabalhos submetidos por alunos de qualquer curso de graduação e pós-graduação, desde que a temática dos mesmos esteja em conformidade com os Grupos Temáticos estabelecidos.

Os Grupos Temáticos são eixos definidos a fim de organizar os artigos em temas específicos, facilitando as apresentações. Os GTs são baseados nos eixos do ENANCIB 2009.

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação

Paradigmas da Ciência da Informação, constituição do seu campo científico e questões epistemológicas subjacentes. Inclui discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da área, bem como a construção do conhecimento em Ciência da Informação do ponto de vista histórico.

GT 2: Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização da informação, enquanto conhecimento registrado e socializado, em quaisquer ambiências informacionais. Compreende, também, os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação do conhecimento (aqui incluindo o uso das tecnologias da informação) e as relações inter e transdisciplinares neles verificadas, além de aspectos relacionados às políticas de organização e preservação da memória institucional.

GT 3: Mediação, Circulação e Uso da Informação

Informação e processos culturais e simbólicos na contemporaneidade. Mediação, circulação e uso da informação. Redes sociais e redes que utilizam tecnologias, formas de recepção em diferentes espaços e ambientes institucionais. Usos e usuários da informação. Leitura, textualidade e memória: práticas e políticas.

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações

Gestão da informação, de sistemas, de unidades, de serviços, de produtos e de recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos e uso da informação na perspectiva da gestão. Metodologia de estudos de usuários. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva no contexto da Ciência da Informação. Redes organizacionais: estudo, análise e avaliação para a gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Estudos sobre a criação do conhecimento nas organizações, sobre capital intelectual, capital humano, capacidade inovadora, ativos intangíveis ou inteligência empresarial. Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à gestão. Estudos organizacionais e casos de gestão organizacional brasileira.

GT 5: Política e Economia da Informação

Políticas públicas de informação. Economia política da informação e da comunicação. Política da informação científica e tecnológica. Ética e Informação. Direito e Informação. Inclusão informacional.

GT 6: Informação, Educação e Trabalho

Informação, educação e trabalho na sociedade contemporânea. Campo de trabalho informacional: atores, cenários e estruturas. Formação e atuação do profissional de informação.

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I

Medição, mapeamento, diagnóstico e avaliação da informação nos processos de produção, armazenamento, comunicação e uso, em ciência, tecnologia, inovação e outros contextos. Inclui análises quantitativas e qualitativas (tais como bibliometria, cientometria, infometria, webmetria, análise de redes e outros), assim como indicadores em CT&I.

GT 8: Informação e Tecnologia

Estudos e pesquisas teórico-práticos sobre e para o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que envolvam os processos de geração, representação, armazenamento, recuperação, disseminação, uso, gestão, segurança e preservação da informação em ambientes digitais.

GT 9: Museologia, patrimônio e informação

Análise das relações entre Museologia e Patrimônio, no tempo e no espaço, em todas suas representações natural/ cultural/ material/ imaterial. Patrimônio virtual. Patrimônio histórico e artístico. Patrimônio científico. Sociedade, cultura e patrimônio: identidade e diferenças culturais. Patrimônio instituído: local, nacional, regional, global. Políticas e diretrizes. O patrimônio mundial. Metodologias de preservação e conservação do patrimônio. Museologia, sociedade e o patrimônio integral. Museologia e novos patrimônios. Museologia aplicada a acervos. Museologia e novas tecnologias da informação e comunicação.

O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.

A Comissão Julgadora do evento aceitará apenas os trabalhos científicos que estiverem em acordo com as exigências a seguir, reservando-se ao direito de recusar todos que não atendam às normas definidas.

Procedimentos para Submissão

Os artigos devem ser enviados, dentro do período previsto, ao endereço eletrônico: enegi.artigos@gmail.com, seguindo as especificações abaixo.

O artigo deverá ser encaminhado em anexo, no formato DOC (versão 2003), contendo Título, Resumo, Palavras-Chave, Grupo Temático e Corpo do Trabalho (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências e, caso necessário, Anexo com gráficos, tabelas ou outros suportes).

Os trabalhos devem ser enviados em acordo com as normas gramaticais vigentes da Língua Portuguesa, visto que a versão submetida será a definitiva para publicação nos anais. A Comissão Organizadora será a encarregada em adicionar a autoria nos trabalhos julgados e aprovados, para a inclusão nos anais do evento.

De forma alguma o autor deve identificar-se no documento a ser enviado para avaliação. Caso seja constatado qualquer indício, no trabalho, que venha a tornar conhecida a sua autoria, o mesmo será desclassificado. Por esta razão, certifique-se de que seu trabalho não contenha identificação, alterando as configurações de propriedade do documento Word, antes de enviá-lo.

A identificação deve estar contida no corpo do e-mail, no padrão a seguir:

– Nome do 1º autor
– Instituição e formação acadêmica
– E-mail pessoal ou profissional

– Nome do 2º autor (caso houver)
– Instituição e formação acadêmica
– E-mail pessoal ou profissional

– Nome do 3º autor (caso houver)
– Instituição e formação acadêmica
– E-mail pessoal ou profissional

Será permitido o número máximo de 3 autores por trabalho científico. Os trabalhos submetidos que excederem este número não serão avaliados.

Critérios de Avaliação

Para permitir a integridade da avaliação, a mesma será feita no formato double blind review, onde cada trabalho será examinado por dois avaliadores da Comissão Julgadora que não deverão saber quem estão avaliando. Desta forma, os trabalhos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação, e aqueles cuja autoria esteja explícita ou oculta não serão avaliados.

Para aprovação, os trabalhos submetidos devem atender aos critérios de avaliação abaixo:

– Clareza;
– Criatividade;
– Concisão;
– Correção;
– Encadeamento;
– Consistência;
– Precisão;
– Extensão;
– Especificidade.

Padronização do Trabalho

• Os trabalhos científicos deverão conter de 8 a 15 páginas, incluindo anexos, tabelas,  gráficos e referências;
• Na primeira página, devem constar: Título e, caso exista, sub-titulo em letras maiúsculas, fonte Arial 12; Resumo em parágrafo único com até 100 palavras, em fonte Arial 10, antecedido da palavra RESUMO em maiúscula e negritada, separado do Título por espaço duplo), Palavras-chave (entre 3 e 5 termos, abaixo do resumo) e o Grupo Temático escolhido pelo autor, um espaço após as Palavras-chave;
• O Corpo do Trabalho deve ser digitado em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre as linhas;
• Tabelas e gráficos, caso existentes, assim como as citações recuadas a partir de 4 linhas, devem ser em fonte Arial 10, espaço simples;
• Configuração de páginas: Margens superior e esquerda de 3cm; margens inferior e direita de 2,0cm.

É importante aos interessados em submeter trabalhos, observar as seguintes Normas:

  • NBR 6022 Informação e documentação: Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação, 2003;
  • NBR 6023 Informação e documentação: Referências – Elaboração, 2002;
  • NBR 6024 Informação e documentação: Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação, 2003;
  • NBR 6028 Informação e documentação: Resumo – Apresentação, 2003;
  • NBR 10520 Informação e documentação: Citações em documento – Apresentação, 2002.

Forma de Apresentação

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados na forma de comunicação oral, atendendo às seguintes especificações:

• 15 minutos de exposição para os trabalhos científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa e aos resultados obtidos, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres etc, complementado de até mais 5 minutos para esclarecimentos ao membros da Comissão Julgadora, assim como para o público presente.
• Todas as salas para apresentação disponibilizarão de computador com datashow.

Observação: As apresentações devem estar em formatos compatíveis com aplicativos do Office versão 2003 ou Adobe PDF.

Premiação

Os 10 melhores artigos submetidos e aprovados serão reunidos no livro Estudos sobre Tecnologia, Ciência e Gestão da Informação, a ser publicado com ISBN em data posterior ao evento.

Todos os autores dos artigos premiados receberão um exemplar do livro no endereço disponibilizado no momento da inscrição.

As melhores apresentações orais receberão diversas premiações.